Olá prospectadores, hoje nossa escola trouxe um questionamento a vocês, sua empresa tem um processo de prospecção de novos clientes?
A maioria vai responder que sim, pois o vendedor tira algumas horas diárias, ou até vezes semanais para ficar ligando..sabiam que isso não é um processo correto? Por incrível que pareça…
A prospecção deve ser um processo da empresa, e não do vendedor, ou do responsável da área de novos negócios, pois prospecção de clientes deve ser uma área a parte, pois é o embrião de um novo contato para a empresa, por isso, o vendedor deve ser focado em VENDER, negociar, enfim, trazer o cliente prospectado.
Listamos alguns processos que as empresas devem adotar ao prospectar novos clientes:
1 – Diagnóstico da empresa – Fundamental para entender o mercado do prospect.
2 – Treinar a equipe – Do quê adianta saber ligar? Tem argumento? Sabe contornar objeção?
3 – Saber abordar uma empresa – Não ligar e oferecer algo, entenda ela, questione…
4 – Mensurar resultados – Fazer uma meta, seja diária, mensal, enfim, algo que se sinta motivado a trazer resultado.
Não esquecendo que prospecção é um processo de médio e longo prazo, e o principal intuito da prospecção, é CRIAR LAÇOS, ou seja, iniciar o relacionamento e mantê-lo com o cliente.
Ótima prospecções a todos.