Prospectar novos clientes, parece, mas não é um bicho de sete cabeças, porém sua equipe de prospectadores precisa estar preparada para convencer o cliente de que sua empresa tem a solução que ele procura.
Há quem pense que a Prospecção é algo simples e fácil de fazer, ainda mais quando, além do telefone, esta atividade, hoje, conta com o auxílio da internet e suas vantagens. Porém se engana quem pensa assim! A prospecção de clientes obriga as empresas a terem uma equipe de profissionais devidamente capacitados e treinados para colocá-la em prática. Esses profissionais precisam saber estrategicamente como fazer o seu discurso para convencer o cliente de que pode oferecer a solução que ele precisa, sem comprometer a oportunidade de negócio logo no primeiro contato com o cliente.
Elaboramos algumas dicas assertivas que usamos na Abreast para quê sua empresa tenha assertividade na Prospecção:
Saiba com quem falar: nunca comece a prospecção sem saber com quem está falando: o nome da pessoa, seu papel na decisão de compra, sua intenção real, seja na venda ativa ou receptiva. Para isso é preciso sempre fazer perguntas abertas como: qual seu nome? O que busca? Qual seu papel na empresa? Como funcionará o processo de decisão de compra?
Fale com o decisor: quando não estamos falando com a pessoa certa, aquela que decide, é preciso barganhar a presença desta através da pessoa que lhe revelou informações. Peça uma reunião ou agende um encontro onde esteja a pessoa que decide, para que você possa se apresentar e confirmar interesse real no negócio.
Crie necessidades: quando perceber que o cliente tem interesse, busque exatamente para que finalidade ele deseja, e ainda, crie em sua mente uma lista de outros produtos ou serviços adicionais que possam lhe interessar.
Com estas dicas a prospecção se torna fácil, onde suas chances de fechamento aumentam.
Coloque-as em práticas e ótimos negócios.