A máxima dos ditados populares de que em “casa de ferreiro, o espeto é de pau”, infelizmente, é a realidade de diversos negócios. Muitas vezes, os empresários e profissionais estão tão engajados em resolver os problemas dos seus clientes, que esquecem de fazer o dever de casa. As agências de publicidade, apesar de dominarem uma das principais ferramentas da prospecção (a comunicação) não trabalham diretamente na busca de novas oportunidades com muita frequência.
As demandas da área comercial de empresas que trabalham com criatividade e comunicação são diferentes de outros modelos de negócios. Isso ocorre, porque o objeto de venda na publicidade tem um valor subjetivo, e, geralmente, os resultados da contratação surgem a longo prazo. No segmento de agências, a conquista de uma nova conta é resultado de uma soma de ações, que vão desde conseguir explicar a importância do investimento até o suporte para auxiliar o novo cliente a lidar com as expectativas.
As agências de pequeno porte possuem outros desafios que se somam aos citados. Quando a equipe é enxuta, o gestor precisa assumir uma série de tarefas que escapam das suas especialidades, inclusive a área comercial. Desse modo, as ações de prospecção ficam limitadas e não alcançam o público desejado com escala e constância. Fica difícil equilibrar o trabalho criativo, as demandas dos clientes e ainda focar na prospecção.
Não há dúvidas de que buscar novos clientes, qualificar os negócios, atingir um determinado segmento, aumentar o faturamento e buscar oportunidades exigem ações organizadas e planejamento. Como qualquer negócio, a prospecção em agências publicitárias também precisa de rumos concretos para funcionar. Confira nossas dicas:
Tentativa e erro
Não há outra maneira de saber qual é o tipo de abordagem que funciona, se você não enfrentar o mercado de peito aberto. É preciso testar abordagens a fim de encontrar soluções e ver o que funciona. Se tiver medo errar ou de mostrar as potencialidades do que oferece, não há possibilidades de conquistar clientes. É importante também lembrar que não há uma única solução mágica quando o assunto é prospecção, o que existe são um conjunto de ações personalizadas que precisam ser constantemente adaptadas para gerar resultados.
Tenha os processos estruturados
Antes de oferecer os serviços, reveja sua capacidade de entrega e de atendimento às demandas. Não adianta oferecer uma série de serviços em prazos que sua equipe não tem condições de cumprir. A relação continua após o contrato, a satisfação é essencial para gerar mais oportunidades.
Relacionamentos
As agências precisam também compreender que a publicidade não se move sozinha, trata-se de conquistar e engajar pessoas, manter relacionamentos, estreitar diálogos. O networking e a participação em eventos fazem parte de estratégias diferenciadas para conquistar mais espaço. É importante aparecer, em lugares que circulam pessoas que precisam dos seus serviços. Não adianta só participar de grupos do mesmo ramo de atuação.
Segmentação
Na ânsia por vender mais, as agências acabam perdendo o foco da área de atuação e tentam vender tudo a todos como uma maneira de conquistar mais públicos de interesse. Este tipo de abordagem pode ser um tiro no pé. É imprescindível que a agência mantenha a coerência na prospecção.
Explore o que já possui
Conseguir explorar as potencialidades dos clientes que você já possui é mais fácil e mais barato do que buscar por novos clientes. É importante ficar atento às oportunidades de negócios e demandas disponíveis dentro da empresa. Executar um bom trabalho com os clientes atuais também faz com que eles indiquem sua agência sempre que possível.
A prospecção para agências de publicidade é essencial. Independentemente de ser especialista no segmento de atuação e nas estratégias de impulsionamento, às vezes, é preciso lembrar a importância de fazer o próprio dever de casa. Fique atento às nossas publicações no blog para receber mais dicas. Entre em contato conosco para sabe mais sobre nossos serviços!
A máxima dos ditados populares de que em “casa de ferreiro, o espeto é de pau”, infelizmente, é a realidade de diversos negócios. Muitas vezes, os empresários e profissionais estão tão engajados em resolver os problemas dos seus clientes, que esquecem de fazer o dever de casa. As agências de publicidade, apesar de dominarem uma das principais ferramentas da prospecção (a comunicação) não trabalham diretamente na busca de novas oportunidades com muita frequência.
As demandas da área comercial de empresas que trabalham com criatividade e comunicação são diferentes de outros modelos de negócios. Isso ocorre, porque o objeto de venda na publicidade tem um valor subjetivo, e, geralmente, os resultados da contratação surgem a longo prazo. No segmento de agências, a conquista de uma nova conta é resultado de uma soma de ações, que vão desde conseguir explicar a importância do investimento até o suporte para auxiliar o novo cliente a lidar com as expectativas.
As agências de pequeno porte possuem outros desafios que se somam aos citados. Quando a equipe é enxuta, o gestor precisa assumir uma série de tarefas que escapam das suas especialidades, inclusive a área comercial. Desse modo, as ações de prospecção ficam limitadas e não alcançam o público desejado com escala e constância. Fica difícil equilibrar o trabalho criativo, as demandas dos clientes e ainda focar na prospecção.
Não há dúvidas de que buscar novos clientes, qualificar os negócios, atingir um determinado segmento, aumentar o faturamento e buscar oportunidades exigem ações organizadas e planejamento. Como qualquer negócio, a prospecção em agências publicitárias também precisa de rumos concretos para funcionar. Confira nossas dicas:
Tentativa e erro
Não há outra maneira de saber qual é o tipo de abordagem que funciona, se você não enfrentar o mercado de peito aberto. É preciso testar abordagens a fim de encontrar soluções e ver o que funciona. Se tiver medo errar ou de mostrar as potencialidades do que oferece, não há possibilidades de conquistar clientes. É importante também lembrar que não há uma única solução mágica quando o assunto é prospecção, o que existe são um conjunto de ações personalizadas que precisam ser constantemente adaptadas para gerar resultados.
Tenha os processos estruturados
Antes de oferecer os serviços, reveja sua capacidade de entrega e de atendimento às demandas. Não adianta oferecer uma série de serviços em prazos que sua equipe não tem condições de cumprir. A relação continua após o contrato, a satisfação é essencial para gerar mais oportunidades.
Relacionamentos
As agências precisam também compreender que a publicidade não se move sozinha, trata-se de conquistar e engajar pessoas, manter relacionamentos, estreitar diálogos. O networking e a participação em eventos fazem parte de estratégias diferenciadas para conquistar mais espaço. É importante aparecer, em lugares que circulam pessoas que precisam dos seus serviços. Não adianta só participar de grupos do mesmo ramo de atuação.
Segmentação
Na ânsia por vender mais, as agências acabam perdendo o foco da área de atuação e tentam vender tudo a todos como uma maneira de conquistar mais públicos de interesse. Este tipo de abordagem pode ser um tiro no pé. É imprescindível que a agência mantenha a coerência na prospecção.
Explore o que já possui
Conseguir explorar as potencialidades dos clientes que você já possui é mais fácil e mais barato do que buscar por novos clientes. É importante ficar atento às oportunidades de negócios e demandas disponíveis dentro da empresa. Executar um bom trabalho com os clientes atuais também faz com que eles indiquem sua agência sempre que possível.
A prospecção para agências de publicidade é essencial. Independentemente de ser especialista no segmento de atuação e nas estratégias de impulsionamento, às vezes, é preciso lembrar a importância de fazer o próprio dever de casa. Fique atento às nossas publicações no blog para receber mais dicas. Entre em contato conosco para sabe mais sobre nossos serviços!
Tags: agências, negócios, propaganda, prospeção, publicidade, vendas